Topo da página
Área Reservada
Search
imagem da noticia

Alentejo ganha Centro de Demonstração de Cultivo Biológico e Compostagem

2019-04-27

Cultivar os seus próprios alimentos biológicos pode ser uma tarefa simples, acessível e altamente compensadora. Esta é a promessa deste novo espaço da Gesamb, que pretende ensinar e sobretudo demonstrar que a agricultura biológica compensa, que qualquer um pode aderir a esta forma de cultivar e de se alimentar. 

O Centro Re-Planta! – o Centro de Demonstração de Cultivo Biológico e Compostagem da Gesamb foi desenhado respeitando os princípios de cultivo biológico e de permacultura, colocando em prática ideias simples, de baixo custo e de baixa manutenção, que qualquer cidadão pode aplicar em sua casa. Procurou-se sempre que possível otimizar os recursos naturais para o equilíbrio do ecossistema da horta e recorrer à reutilização de materiais na construção das estruturas necessárias e, neste sentido, a produção localizada de adubo orgânico através da compostagem e vermicompostagem foram um imperativo, tal como a opção por soluções sustentáveis e pouco invasivas sendo disso exemplo a cobertura de solo, o sistema de rega tradicional, a instalação dos canteiros, a associação de culturas ou a criação de espaços de abrigo e atrativos para a fauna auxiliar e vida selvagem.

Este espaço localiza-se em Évora nas instalações da Gesamb e pretende ser um centro pedagógico e demonstrativo das melhores e mais simples práticas de cultivo, de manutenção de uma horta biológica e das diversas formas de valorização dos resíduos orgânicos, tendo por isso a capacidade de receber visitas de grupos e realizar oficinas.

De realçar que este Centro está a ser criado recorrendo em grande parte aos resíduos entregues pelos cidadãos nos equipamentos da Gesamb e que serão os próprios funcionários da Gesamb que irão proceder à instalação ainda durante o mês de março. No final da instalação, um grupo selecionado de funcionários receberá uma formação especializada de modo a garantir que possuem os conhecimentos base necessários para a manutenção do Centro Re-Planta!

No passado dia 7 de março realizaram-se mais algumas medições e ajustes ao projeto do Centro Re-Planta! junto com os funcionários da Gesamb destacados para a coordenação dos trabalhos e na semana de 18 a 22 de março juntaram-se mais alguns elementos à equipa para realizar os principais trabalhos de preparação do terreno, instalação e capacitação formativa da equipa responsável.

Continuaremos a dar notícias deste espaço, nomeadamente da sua evolução, pois ele é para si!

(clique na imagem para aceder à galeria)

Esta é uma iniciativa realizada no âmbito do projeto Re-Planta! cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do POSEUR e Portugal 2020.

 

 

NOTÍCIAS / Gesamb reforça a aposta na compostagem e nos biorresíduos

2020-07-08
A recente aprovação de duas candidaturas ao PO SEUR permitirá melhorar e intensificar a gestão dos biorresíduos na região.

NOTÍCIAS / Nem todo o plástico é para colocar no contentor amarelo do ecoponto

2020-06-29
Vasos, baldes, alguidares, tubos e outros tipos de plásticos contaminam ecopontos amarelos da região.

NOTÍCIAS / Máscaras e luvas no ecoponto colocam em risco a saúde pública

2020-05-08
Deposição de material de proteção e segurança no ecoponto contraria regras básicas de higiene e segurança.

NOTÍCIAS / Gesamb no apoio ao ensino à distância

2020-05-04
Oferta de material informático ajuda jovens do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, através da Associação Oficinas do Convento, a participar nas atividades letivas em tempos de COVID.

NOTÍCIAS / Resultados Operacionais - Balanço 2019 Gesamb

2020-05-01
Em 2019 produziu-se menos resíduos (-0,14%) e aumentou-se a recolha seletiva (14%), do que em 2018.

NOTÍCIAS / Risco de Saúde Pública - COVID-19

2020-03-18
Para uma operação de recolha de resíduos eficaz todos temos o dever de cooperar e para isso a Gesamb recorda e informa alguns procedimentos obrigatório.

NOTÍCIAS / Plano de Contingência Gesamb - COVID 19

2020-03-17
Resumo das medidas de contingência implementadas na Gesamb, a partir de 16/3/2020.

NOTÍCIAS / Grandes produtores de resíduos orgânicos de Évora têm agora uma linha de recolha dedicada

2020-03-15
Os resíduos orgânicos de cantinas, universidades, restaurantes, hospitais e outras instituições de maior dimensão são agora encaminhados para a GESAMB através de um serviço dedicado. 

Eco-Localizações /

Evora

Para conhecer a localização dos nossos ecopontos ou ecocentros, utilize os filtros acima.

X
Atenção
* Campos obrigatórios
** Se preencher o nº do ecoponto, a morada será preenchida automaticamente
Institucional
Clientes
Informações Úteis
Contactos

Aterro Sanitário Intermunicipal - Estrada das Alcáçovas, EN 380 7000-175 Évora

Tel.: 266 748 123
Fax: 266 748 125
E-mail: geral@gesamb.pt

Apoios
sponsors
Tens de virar o iPad para conseguires ver o site corretamente