Topo da página
Área Reservada
Search
imagem da noticia

Na região de Évora a reciclagem faz agora parte do serviço

2019-07-31

Seja Muito Eco Bem-vindo é o dístico que lhe garante que em 750 estabelecimentos da região os resíduos são mesmo para reciclar.

 

A iniciativa “Seja Muito Eco Bem-vindo”, promovida pela Gesamb e pelos municípios afetos, visitou nos últimos dois meses quase 900 estabelecimentos comerciais do distrito de Évora com o intuito de sensibilizar os comerciantes e empresários locais para a importância da separação de resíduos. Incluir a reciclagem como uma componente do serviço prestado era o mote da ação, que distinguiu os estabelecimentos aderentes com uma sinalética própria que a partir de agora assegura aos seus frequentadores que naquele estabelecimento a reciclagem está garantida no serviço.


Ao longo dos últimos quase 2 meses uma equipa percorreu os concelhos de Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa, para conhecer melhor a realidade e as motivações quanto à separação de resíduos nos estabelecimentos comerciais (de modo a introduzir melhorias no serviço prestado pela Gesamb e pelas autarquias), mas também para esclarecer dúvidas sobre a separação e deposição de resíduos (fornecendo sempre que útil os eco bags e sinalética) e dar a conhecer os circuitos municipais de recolha dedicada (indo ao encontro de algumas das dificuldades reportadas por este setor).

Mas esta iniciativa teve um propósito maior: o de obter o compromisso do estabelecimento pela reciclagem. Uma vez firmado o compromisso, o mesmo foi selado com a afixação de um dístico na fachada de modo a informar os seus clientes e fornecedores que naquele local a reciclagem faz parte do serviço. Foram 750 os estabelecimentos que se comprometeram a prestar, aos seus cliente e à região, um serviço ambientalmente mais positivo e responsável.

Por último a Gesamb gostaria de agradecer às 488 lojas e quiosques, 177 cafés, 105 serviços e outros, 64 restaurantes e 11 Hotéis/Guest House pela forma simpática com que receberam a equipa que esteve no terreno e prometer que os resultados detalhados destas visitas e inquéritos serão divulgados no mês de setembro, mas em breve a Gesamb irá divulgar o reconhecimento público de cada estabelecimento através das suas redes sociais e website.

Na nossa região servimos bem e separamos bem!

Esta campanha é promovida pela Gesamb e está inserida no projeto Gesamb-Código Verde (cofinanciado pelo programa POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia-Fundo de Coesão), cujo objetivo criar um canal de comunicação com o setor empresarial de modo a sensibilizá-los para a necessidade de uma visão mais holística do seu negócio, onde a adoção de comportamentos responsáveis social e ambientalmente devem ser encarados como uma vantagem competitiva e, aumentar a competitividade passa por garantir que aproveitamos a matéria-prima presente nos nossos resíduos, reciclando-os. Utilizar o ecoponto é a única forma de o garantir.

NOTÍCIAS / Nem todo o plástico é para colocar no contentor amarelo do ecoponto

2020-06-29
Vasos, baldes, alguidares, tubos e outros tipos de plásticos contaminam ecopontos amarelos da região.

NOTÍCIAS / Máscaras e luvas no ecoponto colocam em risco a saúde pública

2020-05-08
Deposição de material de proteção e segurança no ecoponto contraria regras básicas de higiene e segurança.

NOTÍCIAS / Gesamb no apoio ao ensino à distância

2020-05-04
Oferta de material informático ajuda jovens do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, através da Associação Oficinas do Convento, a participar nas atividades letivas em tempos de COVID.

NOTÍCIAS / Resultados Operacionais - Balanço 2019 Gesamb

2020-05-01

Em 2019 produziu-se menos resíduos (-0,14%) e aumentou-se a recolha seletiva (14%), do que em 2018.

NOTÍCIAS / Risco de Saúde Pública - COVID-19

2020-03-18
Para uma operação de recolha de resíduos eficaz todos temos o dever de cooperar e para isso a Gesamb recorda e informa alguns procedimentos obrigatório.

NOTÍCIAS / Plano de Contingência Gesamb - COVID 19

2020-03-17
Resumo das medidas de contingência implementadas na Gesamb, a partir de 16/3/2020.

NOTÍCIAS / Grandes produtores de resíduos orgânicos de Évora têm agora uma linha de recolha dedicada

2020-03-15
Os resíduos orgânicos de cantinas, universidades, restaurantes, hospitais e outras instituições de maior dimensão são agora encaminhados para a GESAMB através de um serviço dedicado. 

Eco-Localizações /

Evora

Para conhecer a localização dos nossos ecopontos ou ecocentros, utilize os filtros acima.

X
Atenção
* Campos obrigatórios
** Se preencher o nº do ecoponto, a morada será preenchida automaticamente
Institucional
Clientes
Informações Úteis
Contactos

Aterro Sanitário Intermunicipal - Estrada das Alcáçovas, EN 380 7000-175 Évora

Tel.: 266 748 123
Fax: 266 748 125
E-mail: geral@gesamb.pt

Apoios
sponsors
Tens de virar o iPad para conseguires ver o site corretamente