Topo da página
Área Reservada
Search
imagem da noticia

Gesamb reforça a aposta na compostagem e nos biorresíduos

2020-07-08

A recente aprovação de duas candidaturas ao PO SEUR permitirá melhorar e intensificar a gestão dos biorresíduos na região.

O agora reforçado projeto de compostagem descentralizada, conhecido dos habitantes na região como o “Re-Planta”, e o novo projeto de recolha seletiva de biorresíduos, desenvolvido em parceria com o Município de Évora, o “Évora +Verde”, representarão um investimento total de 878.525,18€ para a região, na área da compostagem e da recolha seletiva de biorresíduos que será realizado ao longo dos próximos dois anos com o apoio em 85% pelo PO SEUR - União Europeia.

Desde 2014 que a Gesamb tem apostado na compostagem e no desvio da fração de biodegradáveis do aterro através da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico, na Unidade piloto de Compostagem de Verdes e na aposta em soluções de compostagem descentralizada através de formação e oferta de compostores à população. Contudo, o investimento previsto permitirá conferir maior velocidade à necessidade de dar resposta ao fluxo de resíduos biodegradáveis (os biorresíduos) que representam uma elevada fatia do lixo doméstico dos portugueses (cerca de 37%) e que a partir de 2023 terão de ter uma solução de valorização dedicada que não o envio para aterro.

A candidatura relativa ao “Re-Planta” - compostagem doméstica e comunitária, contempla a instalação de compostores comunitários, o fornecimento de kits de compostagem, a aquisição de compostores domésticos, um biocompostor comunitário, várias ações de formação e monitorização de todo o sistema nos 12 concelhos*. Em parceria com o Município de Alandroal a instalação de uma pequena unidade de produção de estilha a partir de resíduos verdes.

Já a candidatura “Évora+Verde”, prevê a recolha de biorresíduos nas zonas de maior densidade populacional e junto do setor não residencial com maior produção diária, estando prevista a instalação de um sistema de recolha seletiva porta-a-porta para o setor da restauração e hotelaria no centro histórico de Évora. Igualmente no concelho de Évora, mas desta vez numa zona piloto circunscrita ao Bairro da Malagueira, ir-se-á estudar e caracterizar: a população, a produção de biorresíduos, analisar fluxos e horários, aptos à implementação de um circuito de recolha seletiva dedicada a esta fração de resíduos.

* Abrange a totalidade das freguesias dos concelhos de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Vila Viçosa e as freguesias de Évora não abrangidas no projeto “Évora+Verde”.

NOTÍCIAS / Contentor itinerante para recolha de resíduos perigosos, já em 2021

2020-10-19

Nova recolha dedicada de resíduos domésticos perigosos.

NOTÍCIAS / Gesamb aposta na recolha de proximidade

2020-09-23
Reforço das recolhas dedicadas e adaptações dos ecocentros.

NOTÍCIAS / Um marco para a Gesamb, no caminho da sustentabilidade

2020-08-27
A Gesamb publica o seu primeiro relatório de sustentabilidade.

NOTÍCIAS / Gesamb reforça a aposta na compostagem e nos biorresíduos

2020-07-08
A recente aprovação de duas candidaturas ao PO SEUR permitirá melhorar e intensificar a gestão dos biorresíduos na região.

NOTÍCIAS / Nem todo o plástico é para colocar no contentor amarelo do ecoponto

2020-06-29
Vasos, baldes, alguidares, tubos e outros tipos de plásticos contaminam ecopontos amarelos da região.

NOTÍCIAS / Máscaras e luvas no ecoponto colocam em risco a saúde pública

2020-05-08
Deposição de material de proteção e segurança no ecoponto contraria regras básicas de higiene e segurança.

NOTÍCIAS / Gesamb no apoio ao ensino à distância

2020-05-04
Oferta de material informático ajuda jovens do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, através da Associação Oficinas do Convento, a participar nas atividades letivas em tempos de COVID.

NOTÍCIAS / Resultados Operacionais - Balanço 2019 Gesamb

2020-05-01
Em 2019 produziu-se menos resíduos (-0,14%) e aumentou-se a recolha seletiva (14%), do que em 2018.

NOTÍCIAS / Risco de Saúde Pública - COVID-19

2020-03-18
Para uma operação de recolha de resíduos eficaz todos temos o dever de cooperar e para isso a Gesamb recorda e informa alguns procedimentos obrigatório.

NOTÍCIAS / Plano de Contingência Gesamb - COVID 19

2020-03-17
Resumo das medidas de contingência implementadas na Gesamb, a partir de 16/3/2020.

NOTÍCIAS / Grandes produtores de resíduos orgânicos de Évora têm agora uma linha de recolha dedicada

2020-03-15
Os resíduos orgânicos de cantinas, universidades, restaurantes, hospitais e outras instituições de maior dimensão são agora encaminhados para a GESAMB através de um serviço dedicado. 

Eco-Localizações /

Evora

Para conhecer a localização dos nossos ecopontos ou ecocentros, utilize os filtros acima.

X
Atenção
* Campos obrigatórios
** Se preencher o nº do ecoponto, a morada será preenchida automaticamente
Institucional
Clientes
Informações Úteis
Contactos

Aterro Sanitário Intermunicipal - Estrada das Alcáçovas, EN 380 7000-175 Évora

Tel.: 266 748 123
Fax: 266 748 125
E-mail: geral@gesamb.pt

Apoios
sponsors
Tens de virar o iPad para conseguires ver o site corretamente