
Cada ecoponto é constituído por três contentores distintos, adaptados aos diferentes materiais a que se destinam, particularmente no que diz respeito aos orifícios de introdução de cada um dos contentores. Sendo assim, os resíduos são separados nas seguintes fracções:
- Papel e cartão – Contentor de orifício de introdução de cor azul;
- Vidro – Contentor de orifício de introdução de cor verde;
- Embalagens de plástico e metal – Contentor de orifício de introdução de cor amarela;
Antes de se depositar as embalagens no ecoponto convém que as escorra e despeje todo o seu conteúdo, que as espalme para ocuparem menos espaço em casa e para todos poderem usar o ecoponto.
Para além dos três contentores referidos, cada ecoponto está equipado com um pequeno recipiente destinado à recolha selectiva de pilhas.
A colocação de ecopontos é em função da população em causa nos doze municípios integrados no sistema e no grau de cobertura adoptado. O grau de cobertura adoptado justifica-se face às características da região, ou seja, pela dispersão da população e a existência de aglomerados de pequenas dimensões.
A instalação dos ecopontos ao nível do SIRU, teve início em Maio de 2003.
A recolha dos materiais depositados nos ecopontos é realizada em circuitos distintos e independentes para cada um dos contentores em viaturas específicas para o efeito.